R.'.E.'.A.'.A.'.
Rito Escocês Antigo e Aceito
"...Rito em Maçonaria é o conjunto de regras e preceitos com os quais se praticam as cerimônias, comunicam-se os sinais, toques, palavras e todas as instruções "secretas" necessárias ao bom desempenho dos "trabalhos". É a literatura Maçônica....
ESCOCÊS ANTIGO E ACEITO: Esse Rito encontra sua origem no Rito de Perfeição que abrange vinte e cinco graus, e criado em Paris em 1756 no Capítulo dos Imperadores do Oriente e do Ocidente. Estendeu-se à América, onde sofreu alteração pelas mãos de Estevão Morin, aumentando os graus para trinta e três.
Fundou em Charleston (Carolina do Norte - EUA), em 31 de maio de 1801, o primeiro Conselho da Nova Maçonaria. No ano seguinte, surgiu, como correspondente na Ilha de São Domingos o Supremo Conselho de São Domingos criado pelo Conde Grasse Tilly, que recebera autorização de Charleston.
Regressando o Conde Grasse Tilly à França, propagou o novo Rito introduzindo-o em Paris na Loja Escocesa de Santo Alexandre, centro geral de suas operações macônicas.
Foram elevados ao Grau 33 inúmeros Irmãos, formando assim o Supremo Conselho Provincial e em 1804 organizou o Consistório, formando em uma Grande Loja, que recebeu o nome de Grande Loja Geral Escocesa da França do Rito Antigo e Aceito.
Foi aclamado Grão-Mestre o príncipe Luiz Napoleão. Desse trabalho começaram a surgir os demais Supremos Conselhos em cada país que os quisesse aceitar. Hoje, o Rito Está universalmente consagrado."
FONTE: Dicionário Maçônico, Rizzardo da Camino.